Nós usamos cookies e para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade
Fechar

Seja um Trade Compliance Officer e lidere a jornada de Transformação Aduaneira da sua empresa

A elevada velocidade das mudanças nos assuntos de importação e exportação desafia o líder corporativo a trilhar um caminho de contínuo aprendizado, sendo TCO Certification o programa inovador e completo para guiá-lo na jornada.

Composto pelos quatro módulos (I) Customs & Trade Regulations, (II) Trade Compliance Management, (III) Global Trade Digital Transformation e (IV) TCO Leadership, TCO Certification abastece seus alunos com o conhecimento das melhores práticas para gerenciar as operações aduaneiras de empresas que compõem cadeias globais de valor.

Conheça nosso programa e entenda por que desde 2016 mais de 150 executivos de muitas das mais relevantes empresas globais têm elegido e aprovado TCO Certification como o melhor programa de treinamentos para transformação aduaneira no Brasil.

O PROGRAMA

TCO Certification é ministrado pelo ICl.BR e pela MAERSK e tem como finalidade habilitar executivos a liderar corporações no novo contexto global, com elevado conhecimento aduaneiro e das novas tecnologias que facilitam a gestão no ecossistema de negócios internacionais.

O momento atual demanda conhecimento e maior conectividade entre os atores do comércio global em busca de mais competitividade, com a redução de custos operacionais, tributários e de tempos logísticos e o aumento de previsibilidade, segurança e controles internos. Para viabilizar esses resultados, que são fundamentais para o sucesso das empresas, é necessária a liderança exercida pelo Trade Compliance Officer (TCO).

ICIBR MAERSK

Nosso Patrono

Desde a sua concepção, o programa TCO Certification é orientado pelo nosso patrono Lars Karlsson, Global Head of Trade and Customs Consulting da Maersk. Reconhecido como a maior referência global em modernização aduaneira, diante do fato de ter liderado a criação do primeiro programa de OEA na Suécia no final do Séc. XX e contribuído a tornar o padrão OEA global como Capacity Building Director da World Customs Organization.

TRANSFORMAÇÃO ADUANEIRA

Previsibilidade,
Resultados
& Compliance
Custos,
Tempos &
Riscos
Liderança
Técnica
Integração
Digital do
Ecossistema
Novos Sistemas
Governamentais
Análise e
Ciência de
Dados
Operador
Econômico
Autorizado
Gerenciamento
de Riscos
Competitividade
Aduaneira
Trade
Compliance

Pilares do TCO

CUSTOMS & TRADE REGULATIONS

Pacote Aduaneiro: Classificação, Valoração e Origem
Tributação e Regimes
Aduaneiros Especiais (RAE)
Export Controls
Infrações e Penalidades


TRADE COMPLIANCE MANAGEMENT

Conformidade Aduaneira
Segurança da Cadeia Logística
Operador Econômico Autorizado
Gerenciamento de Riscos


GLOBAL TRADE DIGITAL TRANSFORMATION

Estrutura tecnológica do Novo Processo de Importação
Visibilidade de carga "Maersk Trade Lens"
Análise e Ciência de Dados
Gestão Aduaneira Data Driven


TCO LEADERSHIP

Competitividade Aduaneira
Soft Skills do Trade Compliance Officer
Gestão de equipes e de terceiros
Foco nos resultados corporativos



Conheça nossos Professores

Lars Karlsson

Lars Karlsson

Patrono de TCO Certification

Alexandre Lira

Alexandre Lira

Professor Fundador

Yuna Yamazaki

Yuna Yamazaki

Professora de Turma

Leonardo Macedo

Leonardo Macedo

Professor Keynote - Módulo Customs Regulations

Kleber Martins

Kleber Martins

Professor Keynote - Módulo Trade Compliance Management

Beatriz Rinn

Beatriz Rinn

Professora Keynote - Módulo Global Trade Digital Transformation

Verônica Diniz

Verônica Diniz

Professora Keynote - Módulo TCO Leadership

Módulos TCO Certification

Módulo – Customs & Trade Regulations

  • Março e abril de 2022
  • Analisamos, nesse Módulo, os principais regulamentos do comércio internacional, sob a ótica das rotinas empresariais. Os controles normativos globais, que são rotineiros às empresas e aos profissionais que atuam na área de comércio exterior – classificação, valoração e origem (Pacote Aduaneiro), tributação e regimes aduaneiros especiais – serão discutidos com enfoque principal da gestão da atividade pela liderança da área e não somente pelo conhecimento do conteúdo de cada controle.

    O compliance com esses institutos também será discutido com atenção, visando a transmitir melhores práticas para cumprimento da legislação e requisitos documentais, demonstrando as hipóteses de infrações aduaneiras, o processo administrativo de autuação e melhores práticas para prevenir e mitigar riscos.

    Também trataremos de um requisito normativo que é essencial para o Programa de Trade Compliance Global, mas que é pouco discutido no Brasil, que são os export controls (itens e tecnologias militares, itens dual use e outros controles).

    Módulo – Trade Compliance Management

  • Maio e junho de 2022
  • A existência de um programa de gestão dos controles aduaneiros (“Programa de Trade Compliance”) é o que diferencia uma empresa considerada “desconhecida” pela Administração Aduaneira de uma empresa “parceira”, que é um Operador Econômico Autorizado.

    Esse o ponto fundamental que nos une em torno de TCO Certification, sendo o grande diferencial de nosso programa: o foco no gerenciamento do compliance e riscos dos controles aduaneiros (o que Alexandre Lira chama de “meta controle aduaneiro”).

    Tratando de conformidade aduaneira, segurança da cadeia logística, Operador Econômico Autorizado e a ISO 31.000 (padrão internacional de gerenciamento de riscos), conteúdo desse Módulo trata sobre fatores essenciais para profissionais e empresas que desejam prosperar no comércio global.

    Módulo – Global Trade Digital Transformation

  • Agosto e setembro de 2022
  • Transformação digital é um requisito comum a todas as atividades empresariais que ganha ainda maior importância quando tratamos de comércio internacional: a complexidade das cadeias globais de valor e dos controles aduaneiros somada aos altos valores envolvidos faz com que à área sejam dedicados grandes investimentos em tecnológico digital.

    Neste módulo, começaremos falando sobre a Estrutura Tecnológica do Novo Processo de Importação, onde iremos abordar a tecnologia base para o atual momento de plena evolução dos sistemas da Receita Federal (tais como a DUIMP e o catálogo de produtos) que trará um incremento substancial da maturidade dos processos de comércio exterior do Brasil. Falaremos também sobre Visibilidade de Carga, com o estudo de caso da plataforma TradeLens, oferecida pela Maersk para trazer eficiência, transparência e troca segura de informações, fomentando assim maior colaboração e confiança para a cadeia mundial de suprimentos.

    Em seguida, vamos entender os fundamentos das principais ferramentas do mercado e as boas práticas para Análise e Ciência de Dados, desde o cenário mais simples onde informações de planilhas são transformadas em dashboards de Power BI até os cenários mais complexos em que desenharemos um data lake (evolução do antigo data warehouse) para centralizar informações capturadas de diversas fontes de dados tais como ERP, informações de bases do Governo capturadas através de API e diversas outras. Por fim, falaremos sobre como transformar todas estas informações em insights de negócios no tema Gestão Aduaneira Data Driven, fazendo uso de todas estas modernas tecnologias para responder as perguntas mais importantes do comércio exterior: Onde a carga está? Quando ela vai chegar? Quanto vai custar?

    Módulo – TCO Leadership

  • Outubro e novembro de 2022
  • O processo de transformação aduaneira necessário para a máxima competitividade operacional e compliance no comércio global depende de mudanças culturais nas pessoas e organizações. Para essas mudanças serem promovidas, dependem de Liderança.

    Essa Liderança é exercida pelos Trade Compliance Officers, que precisam combinar aprimorados conhecimentos técnicos (hard skills) com refinadas habilidades sociais (soft skills), para assim prosperarem liderando equipes internas e prestadores de serviços e desempenhando outras atividades executivas, como a apresentação de business cases para a alta gestão, com foco nos resultados trazidos por mudanças significativas.

    O exclusivo Módulo de Liderança Corporativa em Comércio Internacional de TCO Certification combina a discussões das modernas técnicas e preocupações da gestão corporativa com exemplos de transformação aduaneira, visando a contribuir com o aprimoramento dos grandes executivos que conduzirão as empresas nessa jornada.

    Programa - Agenda 2022

    17/02 - Aula Inaugural - 17:30 às 19:30
    Novas fronteiras de conhecimentos, práticas e atitudes do Trade Compliance Officer
    • - Customs & Trade Regulations
    • - Trade Compliance Management
    • - Global Trade Digital Transformation
    • - TCO Leadership
    MÓDULO 1
    CUSTOMS & TRADE REGULATIONS
    07/03
    Webmeeting - Início do Módulo (com o Professor de Turma) - 19:30 às 22:30
    Vídeo 1: Pacote Aduaneiro (Classificação, Valoração e Origem)
    12/03
    Formulário: Vídeo 1

    14/03
    Vídeo 2: Tributação e Regimes Aduaneiros Especiais (RAE)
    19/03
    Formulário: Vídeo 2

    23/03
    LIVE 1 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 1 e 2
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    28/03
    Vídeo 3: Export Controls
    02/04
    Formulário: Vídeo 3

    04/04
    Vídeo 4: Infrações e Penalidades
    09/04
    Formulário: Vídeo 4

    13/04
    LIVE 2 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 3 e 4
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    30/04
    SIMPÓSIO DE ENCERRAMENTO Módulo 1 - 9:30 às 12:30
    - Evento transmitido ao vivo
    - Painéis de discussão formados por alunos e ex-alunos TCO
    - Debates dos pontos polêmicos das LIVES 1 e 2 com o Professor “Keynote”

    AVALIAÇÃO FINAL DO MÓDULO 1 (ON-LINE)
    09/05
    Liberação da prova na plataforma
    14/05
    Data limite para entrega
    MÓDULO 2
    TRADE COMPLIANCE MANAGEMENT
    16/05
    Vídeo 1: Operador Econômico Autorizado
    19/05
    Webmeeting - Início do Módulo (com o Professor de Turma) - 19:30 às 22:30
    21/05
    Formulário: Vídeo 1

    23/05
    Vídeo 2: Conformidade Aduaneira
    28/05
    Formulário: Vídeo 2

    01/06
    LIVE 1 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 1 e 2
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    06/06
    Vídeo 3: Segurança da Cadeia Logística
    11/06
    Formulário: Vídeo 3

    13/06
    Vídeo 4: Gerenciamento de Riscos
    18/06
    Formulário: Vídeo 4

    22/06
    LIVE 2 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 3 e 4
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    02/07
    SIMPÓSIO DE ENCERRAMENTO Módulo 2 - 9:30 às 12:30
    - Evento transmitido ao vivo
    - Painéis de discussão formados por alunos e ex-alunos TCO
    - Debates dos pontos polêmicos das LIVES 1 e 2 com o Professor “Keynote”

    AVALIAÇÃO FINAL DO MÓDULO 2 (ON-LINE)
    27/06
    Liberação da prova na plataforma
    02/07
    Data limite para entrega
    MÓDULO 3
    GLOBAL TRADE DIGITAL TRANSFORMATION
    01/08
    Webmeeting - Início do Módulo (com o Professor de Turma) - 19:30 às 22:30
    Vídeo 1: Modernização dos sistemas aduaneiros
    06/08
    Formulário: Vídeo 1

    08/08
    Vídeo 2: Análise e ciência de dados Parte 1
    13/08
    Formulário: Vídeo 2

    17/08
    LIVE 1 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 1 e 2
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    22/08
    Vídeo 3: Análise e ciência de dados Parte 2
    27/08
    Formulário: Vídeo 3

    29/08
    Vídeo 4: Gestão Data Driven
    03/09
    Formulário: Vídeo 4

    15/09
    LIVE 2 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 3 e 4
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    24/09
    SIMPÓSIO DE ENCERRAMENTO Módulo 3 - 9:30 às 12:30
    - Evento transmitido ao vivo
    - Painéis de discussão formados por alunos e ex-alunos TCO
    - Debates dos pontos polêmicos das LIVES 1 e 2 com o Professor “Keynote”

    AVALIAÇÃO FINAL DO MÓDULO 3 (ON-LINE)
    26/09
    Liberação da prova na plataforma
    01/10
    Data limite para entrega
    MÓDULO 4
    TCO LEADERSHIP
    03/10
    Webmeeting - Início do Módulo (com o Professor de Turma) - 19:30 às 22:30
    Vídeo 1: Competitividade Aduaneira
    08/10
    Formulário: Vídeo 1

    10/10
    Vídeo 2: Foco nos resultados corporativos
    15/10
    Formulário: Vídeo 2

    19/10
    LIVE 1 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 1 e 2
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    24/10
    Vídeo 3: Gestão de equipes e de terceiros
    29/10
    Formulário: Vídeo 3

    31/10
    Vídeo 4: Soft Skills do Trade Compliance Officer
    05/11
    Formulário: Vídeo 4

    09/11
    LIVE 2 - 19:30 às 22:30
    - Debates de Questionários Vídeos 3 e 4
    - Discussão de Cases dos alunos (condução pelo Professor de Turma)
    - Palestra do Professor “Keynote”

    19/11
    SIMPÓSIO DE ENCERRAMENTO Módulo 4 - 9:30 às 12:30
    - Evento transmitido ao vivo
    - Painéis de discussão formados por alunos e ex-alunos TCO
    - Debates dos pontos polêmicos das LIVES 1 e 2 com o Professor “Keynote”

    AVALIAÇÃO FINAL DO MÓDULO 4 (ON-LINE)
    21/11
    Liberação da prova na plataforma
    26/11
    Data limite para entrega

    OBTENÇÃO DA TCO CERTIFICATION

    Aos alunos que completarem com sucesso os 4 Módulos do Programa será conferida certificação emitida pelo Instituto de Comércio Internacional do Brasil (ICI.BR) e pela Maersk.

    Será exigida frequência mínima de 75% e conceito médio “satisfatório” nos resultados dos questionários e da avaliação final.

    Perguntas Frequentes

    • O que faz um Trade Compliance Officer?
      • Trade Compliance Officer é a carreira que tem como função primordial assegurar a conformidade e a segurança das operações da empresa com as normas que controlam a importação e a exportação de mercadorias, zelando ao mesmo tempo pela reputação corporativa e pela eficácia logística.

        Seu trabalho consiste no estabelecimento de políticas, melhores práticas, procedimentos e métodos que permitam que a conformidade aduaneira efetivamente permeie as operações internacionais, desenvolvendo a cultura de compliance para as operações de comércio exterior da corporação.

    • Quais as competências necessárias para ser um Trade Compliance Officer?
      • Como bastião da cultura de compliance aduaneiro da corporação, o Trade Compliance Officer deve ser um profissional dinâmico, firme e comunicativo, com forte capacidade de trabalho. Deve possuir conhecimentos heterogêneos que conciliem às práticas administrativas logísticas, comerciais e industriais da empresa o cumprimento das normas que regem a conformidade das operações aduaneiras da empresa.

        O conhecimento acerca das obrigações legais que regem a importação e exportação no mundo de hoje, a criação de procedimentos e o compartilhamento das melhores práticas corporativas com os demais representantes da empresa – dentre os demais executivos, funcionários e terceiros – é o conteúdo do curso Certificação TCO.

    • Quais os diferenciais de Certificação TCO?
      • Nosso programa traz de forma inédita ao Brasil abordagem sênior para a discussão dos principais tratados internacionais que regem as atividades de comércio exterior no Brasil e no mundo. Conteúdos que compõem o dia a dia das áreas de importação e exportação – como classificação tarifária, valoração aduaneira e regras de origem, por exemplo – serão debatidos pela ótica das lideranças corporativas, visando não somente ao domínio prático e teórico de seu conteúdo, mas sobretudo à criação dos meios de otimizar seu cumprimento pelas corporações.

        Além disso, os conteúdos mais modernos de gestão aduaneira – que são discutidos mundo afora pelas corporações, organizações internacionais e fóruns globais – comporão a Certificação TCO, que faz com que nosso programa tenha padrão mundial de qualidade.

    • Quais são os conteúdos exclusivos no Brasil que serão ministrados na Certificação TCO?
      • Nosso programa trará ao Brasil os conteúdos mais modernos de administração aduaneira, que hoje são discutidos internacionalmente, estando em fase de implementação e revisão no mundo afora:

        • Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio
        • "Safe Framework of Standards to Secure and Facilitate Global Trade" da Organização Mundial das Aduanas
        • ExportControls
        • Controles Anticorrupção para operações aduaneiras
        • Segurança da Cadeia de Suprimentos
        • Operador Econômico Autorizado
        • Single Window
    • O tempo dedicado a cada módulo é suficiente?
      • A apresentação e fixação do conteúdo serão feitas por videoaulas, exercícios em casa e palestras:

        • Videoaulas - serão produzidas pelo professor de turma Alexandre Lira e abordarão o conteúdo teórico de maneira bastante profunda, enfatizando tanto os aspectos teóricos dos módulos quanto a sua aplicação prática e sustentadas por exemplos de casos concretos;
        • Exercícios em casa – os exercícios são a melhor forma de desenvolvimento e fixação do conhecimento e a base para as discussões que serão realizadas em sala de aula;
        • Aulas presenciais – As aulas presenciais serão ministradas aos sábados conforme agenda abaixo por alguns dos principais especialistas brasileiros nos temas específicos, quando os mesmos abordarão experiências próprias e casos concretos;
    • Que ganhos Certificação TCO trará para a minha carreira?
      • A modernização da aduana brasileira é uma realidade incontestável e irrevogável. Contudo, o setor privado nacional é carente de profissionais que detenham os conhecimentos necessários para liderar as empresas na adequação de seus processos à nova realidade e aos novos controles.

        Os conhecimentos teóricos e práticos advindos da certificação como Trade Compliance Officer são um diferencial imprescindível para o Brasil nesse momento, havendo enorme carência de profissionais com essas capacidades no mercado.

    • Que ganhos Certificação TCO trará para a minha empresa?
      • A área aduaneira é a única em que o compliance oferece benefícios diretos e indiretos. Os benefícios indiretos são aqueles comuns ao compliance em geral – todos de inestimável importância – como a proteção da reputação da empresa, prevenção de multas e corrupção e formação de uma cultura de integridade que norteie virtuosamente os rumos da corporação.

        Os ganhos diretos trazidos pelo compliance aduaneiro consistem na redução de tempo de desembaraço na importação e exportação, redução de despesas de armazenagem e previsibilidade de abastecimento e cumprimento de contratos. Essas vantagens operacionais são veiculadas pelo pacote de benefícios do programa brasileiro de Operador Econômico Autorizado, sendo que outros existem, como a existência de um ponto focal na aduana para atendimento de necessidades da empresa, solução de consultas de classificação tarifária em até 40 dias, melhorias na qualidade do trabalho de prestadores de serviços e mais.

    • Eu preciso fazer Certificação TCO para que minha empresa seja certificada como Operador Econômico Autorizado?
      • Não. Porém, tanto a criação dos controles para cumprimento dos critérios de conformidade e segurança do OEA quanto a sustentabilidade do programa dependem da existência de um programa de Trade Compliance, que deve ser preferencialmente liderado por um Trade Compliance Officer.

    • A modernização da aduana brasileira é um processo definitivo?
      • O Brasil foi um país fechado até os anos 1990 e, desde então, mantinha um sistema normativo criado na época do regime militar. Isso mudou em 2017 com a entrada em força do Acordo de Facilitação Comercial da Organização Mundial do Comércio, ratificado pelo Brasil no início de 2016.

        A adoção pelo Brasil dos padrões internacionais de Operador Econômico Autorizado e "Single Window" (Portal Único de Comércio Exterior) responde a necessidades imediatas que o País tem de dinamizar seus processos aduaneiros, que vão além de um desejo de melhoria e modernização, mas que são essenciais para o próprio funcionamento do Brasil.

        Dessa forma, podemos concluir que a modernização da aduana brasileira é um processo definitivo.

    • O que é o Instituto de Comércio Internacional do Brasil (ICI.BR)?

    Para nos encaminhar outras perguntas ou sugestões, envie um e-mail para yuna.yamazaki@liraatlaw.com. Retornaremos o mais breve possível!

    Fotos da Masterclass de lançamento do TCO 2020:

    Fotos do TCO 2017

    Fotos do TCO 2016